Tempo de leitura: 2 minutos

A busca do primeiro emprego traz como principal desafio, o entendimento das regras que são impostas pelo mercado de trabalho. O jovem encontra-se despreparado para quase tudo. Não sabe exatamente o que procurar e nem como fazê-lo.

Para que a sua busca seja bem-sucedida, é necessário definir o que exatamente está querendo fazer. Esta definição, norteia as buscas nos sites especializados e possibilitam os convites para participação em processos seletivos apropriados.

Trocando em miúdos, procure saber o que acontece quando você começa a procurar emprego e como as coisas funcionam. Do contrário, perderá muito tempo e sairá sentindo-se frustrado com as suas buscas.

Portanto, reconheça as suas principais dificuldades e procure a orientação de um profissional especializado em colocação profissional. Ele lhe ajudará a entender o que quer fazer, do que mais gosta e com o que de fato tem afinidade.

O Coach irá ajudá-lo a definir seus objetivos e com isso, você fará escolhas mais focadas em suas habilidades e competências, mesmo que as suas únicas experiências sejam obtidas na Universidade, com a sua participação em projetos estudantis.

Então, o que é Coaching?  

É um processo que ajuda você a fazer escolhas e orientar decisões. O ensina a pensar, a conhecer as suas forças e fraquezas e superar as suas crenças limitantes.

Crenças limitantes são aquelas velhas afirmações que fazemos a nosso respeito como se fossem verdades absolutas, como por exemplo: sou tímido, inseguro, não estou pronto, acho que não vou conseguir etc. e pensamos desta maneira, sem nenhuma base lógica, apenas imaginativa.

Quando somos orientados por profissionais experientes e somos preparados para entender sobre a elaboração de um currículo apropriado, a participação em entrevistas bem sucedidas, e como devemos nos comunicarmos com os nossos interlocutores, nas dinâmicas de grupo que somos convidados a participar, tudo fica mais fácil e passamos a ter sucesso naquilo que almejamos.  

Os medos aos poucos vão se transformando em coragem e nos sentimos mais fortes e confiantes.

A autoestima aumenta e os nossos sonhos ficam mais próximos de nós. Aos poucos, vamos dando passos na direção do que queremos e começamos a realizar tudo que desejamos.

Se você tem em mente buscar uma orientação para o seu primeiro emprego ou deseja se preparar melhor para participar de um programa de trainee, vale à pena preparar-se com um Coach ou Mentoring.

Esse processo pode ser feito em grupo ou individual. Ambos trazem excelentes resultados.

Mentoring, aconselha, sugere, aponta caminho. Juntar essas metodologias num único processo pode lhe ajudar muitíssimo!

Se você se interessa ou tem dúvida sobre o trabalho do coaching, então recomendamos que leia: Coaching para Recolocação Profissional.

Autoria: Isabel Spíndola

Neuropsicóloga, Master Coach e Escritora.

@escritoraisabelspindola

E-mail: contato@constelacaocoaching.com.br

Site: www.constelacaocoaching.com.br