Tempo de leitura: 2 minutos

Para facilitar o entendimento, deixamos abaixo algumas informações para aqueles que estão chegando para fazer o processo de coaching e pretendem utilizar este tipo de serviço pela primeira vez.

O-que-e-coaching-250x250O que é Coaching?

Coaching é um processo que visa o atingimento de metas, sejam elas pessoais, profissionais ou corporativas, a partir de metodologias capazes de proporcionar ampliação do autoconhecimento, superação de crenças e desenvolvimento de estratégias, para aquisição de novas habilidades e potencialização de forças direcionadas para a conquista de resultados.

 

Quando fazer Coaching?

Quando você estiver para tomar decisões com grandes significados em sua vida. Por exemplo, querendo repensar estratégia de carreira, mudar de emprego, buscar recolocação profissional, desenvolver novas habilidades para conquistar uma promoção, reorganizar a sua vida pessoal, ou aprimorar competências.

Como funciona o processo de Coaching?

Com a definição clara dos objetivos a serem atingidos. O processo é desenvolvido com atendimentos semanais, quinzenais, mensais, com duração de uma hora, de acordo com o contrato, que por definição fica acordada a forma de atendimento e o número de sessões.

O programa pode começar com 10 sessões e ter continuidade por um ano conforme os desafios a serem superados e conquistas a serem realizadas.

De modo geral 10/12 horas de trabalho, são suficientes para a conquista de metas relevantes e que trazem alto impacto para a vida da pessoa.

A maioria das pessoas ainda não sabe ao certo como funciona o processo e confunde com consultoria ou aconselhamento. Chegam dizendo que buscam Coaching quando na verdade querem um mentor, um conselheiro, alguém para lhe dizer o que fazer. 

Vamos aprender o significado da palavra Coach:
A palavra tem origem na língua inglesa e deriva do termo “Coach” que quer dizer treinador.

Quem participa do processo de Coaching é chamado de Coachee e quem desempenha o papel de Coach, é o especialista que conduz o processo.

Para orientar o seu entendimento, vamos deixar aqui algumas sugestões dos temas mais procurados pelas pessoas que querem fazer o processo de Coaching:

  • Coaching e Carreira (Career Coaching), quando você deseja planejar a sua trajetória profissional ou fazer transição de carreira.
  • Coaching e Mentoring para recolocação profissional.
  • Coaching financeiro.
  • Coaching para definir escolha profissional.
  • Coaching para tomada de decisão, dentre outros.