Autora: Isabel Spíndola

Neuropsicóloga, Master Coach e Escritora.

O homem é resultado de suas memórias e com elas leva seu aprendizado. Quando nos deparamos com uma situação, lembramos das experiências anteriores e com base nos resultados positivos agimos novamente. Isso é válido para situações corporativas, familiares e até decisões que líderes políticos tomam, baseado nos fatos do passado que tiveram sucesso por ter escolhido este ou aquele caminho. Mas estamos vivendo um momento de novos cenários econômicos e sociais, que nos coloca situações jamais vistas antes. Diante disto, como se tornar um líder excepcional?

Líderes excepcionais serão aqueles que melhor tirarem proveito dos conhecimentos disponíveis a respeito do funcionamento do cérebro, como ele aprende e como deverá ser treinado para consolidar informações. A maneira mais comum e eficaz para o cérebro aprender e exercer todo o seu poder no uso de informações recebidas é o treino que se repete e cria padrões.

A excepcionalidade ocorre quando enriquecemos nossas memórias com experiências ao fazermos uma ação repetidas vezes. O aprendizado pelo erro é nosso grande aliado. Observem  o que fazem os campeões olímpicos, grandes escritores, empresários bem-sucedidos, todos erraram muito e foram descobrindo qual a melhor forma de fazer o que pretendiam com brilhantismo. Enquanto treinavam incessantemente, o cérebro foi comparando, avaliando, melhorando até chegar à sua capacidade potencial para aquisição de determinadas habilidades essenciais ao objetivo pretendido. Ao final dos esforços repetitivos, as realizações individuais surgem como um grande sucesso e aparente mágica. Não existe mágica no processo de aprendizagem.

O sucesso é fruto do bom uso que fazemos das oportunidades quando as transformamos em realidade, utilizando esta máquina fantástica que é o cérebro pilotado pela mente. Não há saber e vitória sem praticar aquilo que é brilhante.

Essas e outras dicas você encontra no livro Coaching & Neurociência – Desenvolvendo Líderes Excepcionais. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *