Palestra: Em Busca de Sentido e Autorrealização
02/10/2023Você é um bom líder? Seja um líder excepcional!
02/10/2023Tempo de leitura: 2 minutos
O ser humano tende a se manter na zona de conforto e intuitivamente procura permanecer onde lhe parece seguro. Por isso é importante ter liderança consciente.
Então quais são as alternativas para se obter sucesso quando queremos que as pessoas se comprometam a dar as suas contribuições para melhorar processos, atingir metas, desenvolver produtos alinhados com as estratégias organizacionais e manter a qualidade do trabalho e a motivação frequente?
Cinco premissas respondem a esta questão:
Premissa número 1 para ter liderança consciente:
Identificar o que gera sentido para os propósitos de cada um, que estejam relacionados com as estratégias da organização. Se o profissional não perceber o valor agregado, ele não se comprometerá.
Premissa número 2 para ter liderança consciente:
Identificar os focos de resistência e o que a está causando, para depois tratar de fato nos comitês responsáveis pela mudança.
Premissa número 3 para ter liderança consciente:
Definir responsáveis pelo acompanhamento e a gestão de mudança.
Premissa número 4 para ter liderança consciente:
A liderança consciente defina e envolva Stakeholders, partes interessadas no sucesso dos projetos.
Premissa número 5 para ter liderança consciente:
Treine as pessoas com a frequência que julgar necessária e contrate programas de Coaching.
O processo de Coaching também tem a possibilidade de mobilizar estados emocionais positivos e conduzir as pessoas que participam do processo para aprendizados comportamentais completamente novos e facilitadores de estados de felicidade e autoconfiança.
Quando realizado dentro das empresas, os profissionais conseguem com mais facilidade modificar o clima organizacional quando este ambiente não é saudável.
Todo treinamento precisa estar atrelado a estratégias da organização e aos gaps de competências conhecidos para que os programas de treinamento sejam bem-sucedidos.
Porém não basta assegurar a qualidade dos programas, é preciso que a metodologia de transferência de conhecimento assegure a repetição e o binômio: Teoria e Prática.
O cérebro gera relevância e guarda as informações quando estas aparecem repetidas vezes no processo de aprendizagem e as armazenam na memória de curto prazo, também conhecida como memória do trabalho.
Este mecanismo permite acesso rápido quando precisamos tomar decisão.
Esses e outros temas são abordados no livro Coaching & Neurociência – Desenvolvendo Líderes Excepcionais.